top of page

Governo providencial de Deus em sua vida!


"Agora, pois, não vos entristeçais, nem vos irriteis contra vós mesmos por me haverdes vendido para aqui; porque, para conservação da vida, Deus me enviou adiante de vós." Gn 45:5


Vivemos em mundo onde as pessoas buscam continuamente controlar suas vidas com suas próprias mãos. E não satisfeitas, a todo custo tentam controlar outras pessoas. É uma corrida sem fim pelo domínio e poder sobre os homens.

Nessa narrativa de perdão e reconciliação, José apresenta um modelo de submissão plena aos propósitos eternos de Deus. José entendia que Deus conduzia a história da sua vida.  José entendia que aquele palco, cena em que ele se encontrava com os seus irmãos depois de muitas idas e vindas, fazia plenamente parte dos propósitos soberanos Deus.

Deus se revela nessa narrativa como aquele que tem o controle absoluto das diversas circunstâncias da vida. José havia sido perseguido, maltratado, tido por escravo, preso, era tido por morto. Entretanto, José tinha plena convicção que havia um...

...Governo providencial de Deus em sua vida.

No versículo 5, o texto começa a apontar para o clímax, ápice dessa história. [v.5 "Deus me enviou adiante de vos"]; [v. 7 “Deus me enviou adiante de vos"] e [v. 8 “Não fostes vós que mi enviaste para cá e sim Deus”]. Deus era quem conduzia todas as circunstâncias da vida de José. Até mesmo quando José fora preso o texto no cap 39:21 diz: “O Senhor, porem era com José..”

O Plano de Deus Inclui os acontecimentos particulares da vida, inclui os eventos casuais. Sorte e Azar não fazem parte dos acontecimentos.

"A sorte se lança no regaço, mas do Senhor procede toda decisão". Pv 16.33

Quando o lançar a sorte era usado devidamente a resposta não era uma questão do acaso mas, vinha de Deus.

O plano de Deus abrange os atos bons e maus dos homens.

“O Senhor fez todas as cousas para determinados fins e até o perverso, para o dia da calamidade” (Pv 16.4).
Arthur W. Pink diz que no Plano de Deus os atos maus são controlados de modo que redundem em Bem. As coisas desagradáveis que acontecem são transformadas em benefícios.

Aqui na cena de reconciliação o narrador indica claramente, pela primeira vez, o que é de suma importância para ele em toda a história de José: É que a mão de Deus está presente em todas as circunstancias. As palavras de José no

“Vós, na verdade, intentastes o mal contra mim; porém Deus o tornou em bem, ...” (Gn 50.20).

A providencia de Deus na vida de José é maravilhosa. O controle absoluto de Deus nas diversas circunstancias na vida de José é evidente. Lembramos de Jó: das mais diversas circunstancias vividas, os mais extremos limites experimentados, os maiores contrates de emoções e esperança, riqueza e pobreza, saúde e doença. Em todos os momentos o controle do Senhor era real. Assim como o foi na vida de José.

Teólogo sistemático Charle Hodge diz:

A providência de Deus se estende não só sobre as nações, mas também sobre o individuo.

Esse cuidado pessoal de Deus é fantástico. As circunstancias do nascimento, da vida e da morte de cada pessoa são ordenadas por Deus.

Se nascemos em uma terra pagã ou cristã; na igreja ou fora dela; se somos fracos ou fortes; com muitos ou poucos talentos; somos rodeados de prosperidade ou cobertos de aflições, dores. Se vivemos muito ou pouco tempo – não são questões determinadas pelo acaso, ou por uma consequência cega de acontecimentos, mas unicamente pela vontade soberana de Deus. Deus Controla de forma absoluta as diversas circunstancias da vida. Quando cremos nessa verdade maravilhosa, que o Senhor Deus está no controle absoluto das nossas vidas, murmuramos menos, somos mais gratos a Deus, aprendemos a descansar Nele e alimentamos a esperança que no final Ele sempre fará o que é melhor para nós, por mais que nós não entendamos, iremos afirmar...

"Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito". Rm 8:28

A Deus toda glória!

Pr. Clemens Cunha


Sugestões de Literaturas:

  1. Deus é Soberano, Arthur W. Pink (Eu quero!)

  2. Calvino Sobre Soberania, Providência & Predestinação, Joel R. Beeke (Eu quero!)

  3. Providência, John Piper  (Eu quero!)


| Outras sugestões de literaturas clique aqui!


  • Ao adquirir alguma obra literária física ou ebook através do nosso link, você está contribuindo

para a manutenção desse site.

  • Ao clicar (Eu quero!) você será direcionado para o marketplace da Amazom. Por gentileza, coloque no carrinho o pedido caso não queira adquirir a literatura no momento.


11 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page